A curta “Soul of a Carnation” de Hélio Valentim e a longa “The North Canyon: Nazare Calling with Garrett McNamara” da equipa do Zon North Canyon Show receberam menções honrosas na edição deste ano do New York Surf Film Fest, um dos mais conceituados festivais de cinema de surf do Mundo.
Se a inclusão na mostra oficial do festival já era motivo de orgulho, a menção honrosa é uma “honra”. Pelo menos é assim que Hélio Valentim, realizador da curta “Soul of a Carnation”, que trata a história do surf no pré-25 de Abril com a ajuda do primeiro surfista português Pedro Martins de Lima, vê a atribuição. “Antes de mais foi uma grande surpresa”, refere o realizador lisboeta. “Não estava nada à espera e descobri por acaso, quando fui ao site do festival à procura de uma informação. Foi a minha e a do Chris Malloy, é uma honra”.
Para Valentim, o sucesso que a curta teve em Nova Iorque vem do seu personagem principal, Pedro Martins de Lima. “Eu interesso-me muito sobre o passado, sobretudo pelo passado da cultura de surf portuguesa. Quando vi o filme Norte Sul, fiquei muito interessado no Pedro e fiquei logo com vontade de trabalhar com ele. Quando finalmente cheguei até ele, o Pedro mostrou-se uma pessoa 5 estrelas, afável e com um espírito jovem invejável. É capaz de contar uma série de histórias muito boas. O sucesso da curta deve-se sobretudo a ele. Depois, a forma próxima e genuína que encontrámos para o filmar, também ajudou”, explica o realizador de 32 anos.
Com um tema bem díspar mas igualmente bem ligado à história do surf português. The North Canyon: Nazare Calling, o segundo de três documentários produzidos pela equipa do North Canyon Show, retrata a Nazaré e as duas ondas da Praia do Norte, com especial enfoque na onda de 2011 que deu o recorde do mundo de maior onda surfada ao havaiano Garrett McNamara. “Estamos muito felizes, claro. Este prémio não é o primeiro recebemos mas, qualquer prémio que recebamos é óptimo”, afirma Jorge Leal, director de fotografia do documentário multipremiado.
Segundo Leal, o sucesso deste trabalho assenta muito nas gigantescas ondas da Praia Norte, ainda que procure mostrar todos os lados da Nazaré. “Este documentário mostra a Nazaré como um palco do surf em ondas grandes mas procura também mostrar a vila em si. Quanto mais longe conseguirmos levar o nome da vila e Portugal ao Mundo, melhor. Agora, naturalmente, é mais fácil suscitar o interesse das pessoas quanto á vila quando se lhes mostra as ondas gigantes da Praia do Norte e não as mais pequenas mas perfeitas que tem nos outros dias”, aponta o fotógrafo nortenho.
O havaiano Garrett McNamara, que desbravou as ondas da Praia do Norte, é o protagonista do filme e é também por aí que fica o seu papel neste documentário, conta Leal. “Funcionamos como equipa e eu penso que o filme vinga por ser assim. Claro que o Garrett dá umas dicas mas ele é, sobretudo, o surfista”, conclui.
Fonte: Surf Portugal

Sem comentários:
Enviar um comentário