terça-feira, 22 de outubro de 2013

Arquipélago do Pacífico Sul une desporto náutico e praia


Nouméa é a capital da Nova Caledónia, um arquipélago que é uma porção de terra mais distante de seu país soberano, a França, e um charmoso destino de cruzeiros marítimos pelo Pacífico Sul. 
Em Nouméa fica a maior lagoa do mundo e o segundo maior recife de corais. Ao desembarcar na região, um passeio  numa luxuosa balsa em alta velocidade leva os turistas em 45 minutos até a ilha paradisíaca do farol Amedee. Chegando lá, o único trabalho é decidir se prefere relaxar na praia de areia branca ou encarar actividades, como trilhos.
Os aventureiros podem subir 241 degraus no farol e ter uma vista sensacional da lagoa. Além de passeios pela ilha, o mergulho com snorkel para observar os peixes é uma actividade interessante, principalmente por Amedee ser uma reserva marinha. A bordo de um barco com fundo de vidro é possível conhecer e ter mais informações sobre as espécies locais. A barreira de recifes também é habitada por tartarugas e arraias, e fica a meia hora de navegação da ilha.
Nouméa é ainda um bom lugar para cavalgar. A área costeira é considerada zona rural, e pode-se explorar praias isoladas a cavalo, assim como chegar mais perto das cadeias de montanhas. Outra atracão é embarcar numa canoa outrigger, típica da Melanésia, e remar pelos rios como faziam as antigas tribos da Nova Caledónia. Ainda nas actividades aquáticas, o windsurf é um dos desportos mais indicados, devido ao vento e as águas das baías de Anse Vata e Cote Blanche.
Numa visita a Nouméa, o turista deve conhecer o Tijbaou Cultural Center, localizado na Baía de Tina. O trabalho do arquitecto Renzo Piano é um símbolo de reconciliação e abertura. O lugar é único, onde a cultura melanesiana pode ser vista, criada, vivida e compartilhada. A cidade é cheia de museus, com destaque para o Museu da Nova Caledónia, com uma série de artefactos do Pacífico, e o Museé de la Ville, que guarda a história da capital e o Museu da História Marítima.
Como é território francês, a Nova Caledónia possui elegantes boutiques que vendem produtos franceses, de roupas a perfumes, bolsas e vinhos. A cozinha local é inspirada na francesa, e os pratos típicos do país são fáceis de encontrar. Mas é claro que há especialidades locais, como o bougna, prato com peixe e galinha coberto por folhas de bananeira e assado sobre pedras quentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Portos de Sines e do Algarve com novo Conselho de Administração.

Pedro do Ó Ramos assume o cargo de Presidente, acompanhado por Fernanda Nunes e Jaime Puna, enquanto Vogais Executivos A APS - Administração...