O governo grego quer antecipar já para este ano a privatização do porto que serve a capital Atenas. Os asiáticos surgem como os principais interessados, com a Cosco na frente.
A privatização do porto de Pireu estava inicialmente prevista para 2014, mas as autoridades gregas precisam de antecipá-la para atender às necessidades de tesouraria do Estado.
O governo grego detém actualmente 74% no capital do porto. A venda dessa participação poderá render até mil milhões de euros.
Os operadores chineses são apontados como os principais candidatos à compra do primeiro porto grego. E entre eles avulta a Cosco, que em 2009 ganhou a concessão do terminal de contentores por um período de 30 anos.
Já esta semana, a companhia chinesa inaugurou um investimento de 340 milhões de euros e anunciou a intenção de aplicar mais 224 milhões na ampliação daquela infra-estrutura. Uma vez as obras concluídas (até 2015), a capacidade do terminal de contentores do Pireu terá passado 1,6 milhões para 3,7 milhões de TEU/ano.
Fonte: Transportes e Negócios.
Sem comentários:
Enviar um comentário