sábado, 13 de julho de 2013

Campanha para consumo da cavala rendeu mais 2ME aos pescadores


A campanha para levar mais portugueses a consumir cavala permitiu que os pescadores recebessem mais dois milhões de euros no ano passado e aumentou em 22,8% os quilos deste peixe vendidos nas lotas, informa a Docapesca.
“Em lota vendemos mais dois milhões de euros de cavala, foram dois milhões de euros que foram para os pescadores, para a frota de pesca”, destacou Ana Paula Queiroga, directora comercial e de marketing da Docapesca.
A responsável destacou que a campanha visou mostrar aos consumidores que, “num tempo difícil como o que Portugal atravessa, a cavala é uma hipótese alternativa, rica nutricionalmente, que permite fazer uma boa refeição familiar barata”.
“É muito abundante na costa portuguesa. É, segundo estudos científicos, muito rica nutricionalmente, nomeadamente em ómega 3, não tem restrições de pesca até ao momento e é muito pouco valorizada comercialmente”, disse, salientando que o quilo de cavala na lota ronda apenas os 30 cêntimos por quilo.
Os números avançados pela Docapesca indicam ainda que foram transaccionados no ano passado mais 22,8% de quantidade (quilos) deste pescado e que o valor das transações e do rendimento do pescador aumentou 20%.
Também no sector conserveiro, houve uma evolução de 21,7% das conservas de cavala.
“A cavala tem um grande potencial de exportação através do crescimento da indústria de conservas e a campanha de 2012 teve esses resultados. Foi crescente a exportação de filetes de cavala em azeite e o interesse de algumas fábricas que não produziam e que passaram a produzir e a cavala filetada congelada mostrou-se também um bom produto para exportação”, acrescentou Ana Paula Queiroga.

Sem comentários:

Enviar um comentário

FNSTP e Fesmar com a conferência "ESG e o Trabalho Marítimo-Portuário"

"ESG e o Trabalho Marítimo-Portuário" é um estudo conjunto da FESMAR - Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores do Mar e a FNSTP...