terça-feira, 30 de julho de 2013

Assinatura do Protocolo de Cooperação para Conta Satélite do Mar



O Fórum Empresarial da Economia do Mar (FEEM) manifesta o seu apreço pela assinatura do protocolo de Cooperação entre o INE – Instituto Nacional de Estatística, e a DGPM - Direção-Geral de Política do Mar.

O estabelecimento deste Protocolo tem por objectivo fortalecer o compromisso e as relações institucionais entre estas entidades, fomentando as condições necessárias para a elaboração da “Conta Satélite do Economia do Mar”, projecto em que o FEEM tem vindo a participar através de alguns dos seus associados.

De acordo com Fernando Ribeiro e Castro, Secretário-Geral do FEEM, “o reconhecimento da importância da Economia do Mar, enquanto base do desenvolvimento económico e social, também se reflecte na necessidade de avaliar o seu contributo para a economia do País. Por outro lado, só quantificando-a de forma precisa, se poderá medir o resultado das políticas na sua dinamização.”

A Conta Satélite da Economia do Mar consiste numa ferramenta que permite a medição rigorosa, através da Conta Geral do Estado, da relevância da Economia do Mar no sector económico português e que vai facilitar a tomada de decisões em matéria de coordenação de políticas públicas. Além disso, servirá para monitorizar a concretização da Estratégia Nacional para o Mar.

O Fórum da Economia do Mar acredita que este protocolo representa um salto qualitativo na informação a disponibilizar na área da Economia do Mar, pelo que felicita a DGPM e o INE pelo seu estabelecimento. 


Fonte: APP

Sem comentários:

Enviar um comentário

Portos com um mês de Janeiro "pujante" e positivo.

A AMT - Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, no seu relatório, indica que os portos nacionais iniciaram 2024 de forma positiva, tendo...