quarta-feira, 29 de maio de 2013

Dia do Pescador em Faro


Assinala-se na próxima sexta-feira, dia 31 de maio, o Dia Nacional do Pescador, efeméride instituída em 1997 com o objectivo de sensibilizar para a importância das actividades piscatórias para o nosso país. Faro começou a festejar a data em 2010 e este ano as comemorações terão lugar no dia 1 de Junho (sábado) na Praia de Faro.

As actividades que se realizam em Faro são meramente simbólicas e constam de um almoço convívio entre as comunidades piscatórias da ilha de Faro e do núcleo da Culatra que se vai realizar no polidesportivo da Escola do 1.º ciclo da ilha de Faro. Na ocasião serão também homenageados dois pescadores:  José Salvador dos Santos do núcleo da Culatra e Vergílio Félix, a título póstumo, e que pertencia ao núcleo de pescadores da Praia de Faro.
Para a autarquia assinalar esta data é de elementar justiça num concelho que tem uma base económico-social relevantíssima neste domínio e conhecendo-se as duras condições de trabalho dos pescadores, o envelhecimento dos profissionais da pesca, as formas por vezes bem inseguras em que trabalham, a perda de retribuição que atinge os pescadores sempre que as intempéries surgem ou se considera necessária a criação de períodos de defeso biológicos.
Fonte: AlgarvePress







Sem comentários:

Enviar um comentário

Portos com um mês de Janeiro "pujante" e positivo.

A AMT - Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, no seu relatório, indica que os portos nacionais iniciaram 2024 de forma positiva, tendo...