quarta-feira, 3 de julho de 2024

MSC irá igualar a "frota Gemini" da Maersk e Hapag-Lloyd


A MSC - Mediterranean Shipping Company tornou-se o primeiro gigante do Shipping a comandar uma participação de mercado global de 20%. O gigante ítalo-suiço A MSC está a apenas a um passo de ser o primeiro armador do mundo a possuir uma frota superior a 6 milhões de TEU.

Embora a MSC tenha criado massa crítica suficiente para operar sozinha a partir do próximo ano, a Maersk contactou a Hapag-Lloyd para formar a Cooperação Gemini, que será lançada oficialmente em fevereiro de 2025.  Os analistas da Alphaliner ( reconhecida consultora internacional na área do Shipping), prevêem que a quota de mercado da MSC será igual à da Maersk e da Hapag-Lloyd combinadas no lançamento da Cooperação Gemini no início do próximo ano.

Desde o lançamento da empresa em 1970, a MSC levou cerca de 37 anos para atingir uma capacidade de frota de 1 milhão de Teu. Apenas quatro anos e meio depois, a MSC ultrapassou a marca dos 2 milhões de TEU. No início de 2022, ultrapassou a Maersk como o maior armador do mundo, graças às inúmeras encomendas recordes de novas construções e centenas de compras de porta-contentores de  segunda mão no inicio desta década. 

De acordo com a Sea-Intelligence, ( Empresa que lídera na área da Pesquisa e Análise, Serviços de Dados e Serviços de Consultoria na indústria global da cadeia de suprimentos):  “A MSC aumentará substancialmente a sua vantagem de tamanho em comparação com o segundo maior armador – que, aliás, será a CMA CGM, relegando a Maersk como terceiro maior armador do mundo”.  Até abril de 2026, a MSC deverá ter uma frota com mais de 7 milhões de slots.

Sem comentários:

Enviar um comentário

"D. João II": A revolução naval da Marinha que vai custar 132M€ ao Estado

Segundo avança a SIC, a nova "joia da coroa" da Armada Portuguesa foi apresentada na Roménia.  Por enquanto não passa de um projec...