sexta-feira, 8 de agosto de 2025

Nova greve no Terminal XXI inicia na próxima segunda-feira.


O Terminal XXI, em Sines, volta a ser palco de paralisações laborais. O Sindicato das Indústrias, Energias, Serviços e Águas de Portugal (SIEAP) anunciou dois novos períodos de greve parcial que irão afectar a operação do terminal concessionado pela Administração dos Portos de Sines (APS) à operadora portuária PSA, de Singapura.

A nova vaga surge na sequência de um primeiro período de greve, que decorreu entre 26 de maio e 6 de junho, com paragens nas últimas duas horas de cada turno.

Segundo o sindicato, a ausência de entendimento com a entidade patronal após essa primeira fase levou à emissão de novo pré-aviso de greve. As paralisações agora anunciadas decorrerão entre 11 e 17 de agosto e, posteriormente, entre 25 e 31 do mesmo mês. Tal como anteriormente, a greve incidirá sobre as duas horas finais de cada turno, abrangendo os trabalhadores da PSA Sines e da empresa Laborsines.

A situação volta a lançar incertezas sobre o funcionamento de um dos principais terminais portuários do país, com impacto potencial na cadeia logística e nas operações comerciais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

China impulsiona o mercado global de contentores apesar das tarifas dos EUA

  Quando em Abril deste ano, os Estados Unidos impuseram tarifas elevadíssimas de até 145 % sobre as importações provenientes da China esper...