A empresa Martifer manifestou interesse em alargar a sua presença no sector naval, pretendendo vir a explorar as infraestruturas dos estaleiros da Mitrena, localizados em Setúbal, que se encontram actualmente sob responsabilidade da Lisnave. Este movimento surge num momento em que os Estaleiros Navais de Viana do Castelo, também sob alçada da Martifer, se encontram praticamente no limite da sua capacidade operacional, devido a um aumento expressivo de trabalho, designadamente com a construção de seis Navios Patrulha Oceânicos (NPO) encomendados pela Marinha Portuguesa.
O interesse da Martifer neste novo activo industrial insere-se numa conjuntura de crescente investimento público no sector da Defesa, impulsionado por uma estratégia governamental de reforço da soberania marítima e da capacidade tecnológica nacional.
Segundo declaração oficial prestada ao jornal Negócios, a empresa encontra-se a acompanhar com expectativa o lançamento do concurso público que será promovido pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), entidade que passará a deter a gestão do espaço a partir do ano de 2027, quando termina a concessão actual.
A Martifer vê, assim, na Mitrena uma oportunidade estratégica para expandir a sua actividade na construção e reparação naval, aproveitando não só a sua experiência no sector, mas também a infraestrutura existente e a localização privilegiada destes estaleiros junto ao porto de Setúbal.
Sem comentários:
Enviar um comentário