sábado, 8 de fevereiro de 2025

Novo recorde do Guiness: Alemão viveu 120 dias debaixo de água


Todas as manhãs, nos últimos quatro meses, o alemão Rudiger Koch acordou diante de uma vista incomum: cercado por peixes e crustáceos que vagavam entre suas janelas subaquáticas, a 11 metros de profundidade. Após 120 dias, Koch se tornou a pessoa que conseguiu passar mais tempo vivendo embaixo d'água, superando o recorde anterior de 100 dias, estabelecido em 2023 pelo americano Joseph Dituri.

O objetivo deste engenheiro aeroespacial, de 59 anos, não era apenas bater o recorde de permanência embaixo d'água, mas provar que "viver no oceano é possível", e pode ser uma alternativa real para a humanidade. Koch realizou sua façanha perto de Puerto Lindo, na costa caribenha do Panamá, dentro de um módulo submerso que ele mesmo projetou e que, segundo ele, já se tornou o lar de uma vida marinha diversificada.

Na mesa de cabeceira, durante a estadia, Koch tinha um exemplar da obra de Júlio Verne “20 mil léguas submarinas” para manter a inspiração.

A equipa em terra observava Koch a partir de quatro câmaras, para garantir a sua saúde, documentar o quotidiano e monitorizar a saúde mental. As câmaras foram também usadas pela organização do Guinness para garantir que Koch nunca foi à superfície durante este período, com a representante da organização a garantir que este recorde é, sem dúvida, um dos mais extravagantes e que requer muita observação.  


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comissão solicita contributos sobre o futuro Pacto Europeu dos Oceanos

A Comissão Europeia lançou um convite à apresentação de contributos com o objetivo de recolher pontos de vista para a elaboração do Pacto Eu...