O acordo entre o grupo turco Yilport ( que possui a concessão portuária em Lisboa) e o SEAL - Sindicato dos Estivadores e Actividade Logística, devolve a "normalidade" ao Porto de Lisboa, após anos de conflitos laborais. O acordo tem uma validade de 10 anos.
O Acordo Colectivo, que só recentemente foi dado a conhecer, foi assinado o ano passado, no dia 17 de Dezembro, por ambas as partes envolvidas.
O comunicado menciona que: “Este acordo, com validade de 10 anos, representa um compromisso de paz social e de cooperação no sector portuário, marcando o fim de uma greve e de agitação social que há vários anos impactava negativamente o desenvolvimento do Porto de Lisboa".
As relações laborais em Lisboa estavam num período obscuro desde que um processo de insolvência da A-ETPL, que, na sequência de vários conflitos laborais, culminou em 2020 com o despedimento de, pelo menos, 140 trabalhadores. O valor reclamado na insolvência da A-ETPL e os valores em dívida estima-se em mais de 20 milhões de euros.
A Estiva Lisboa, Página no Facebook do Grupo de Luta dos Estivadores do Porto de Lisboa afirma sobre o acordo: "Foi tudo em vão. 12 anos de luta para nada. O fim indigno e vergonhoso do sindicalismo no porto de Lisboa."
Sem comentários:
Enviar um comentário