A actividade de cruzeiros no Porto de Leixões continua a registar um crescimento assinalável, atingindo em 2024 novos máximos históricos tanto no número de escalas de navios como no volume de passageiros.
O Porto de Leixões recebeu, ao longo de 2024, 152 escalas de navios de cruzeiro, o que representou a chegada de aproximadamente 196.000 visitantes ao Porto & Norte de Portugal.
Estes números consolidam 2024 como o melhor ano de sempre para a actividade de cruzeiros neste porto. Comparativamente ao ano anterior, verificou-se um crescimento de 32% no número de passageiros e de 31% no número de escalas de cruzeiros.
O Reino Unido manteve-se como o principal mercado emissor de passageiros com 34% do total, seguido pelos Estados Unidos da América (24%) e pela Alemanha (23%). A dimensão média dos navios que escalaram Leixões também aumentou significativamente, atingindo um valor recorde de 8,9 milhões de GT (arqueação bruta), o que representa um crescimento de 28% face ao ano anterior.
Entre os destaques de 2024, contam-se 15 escalas inaugurais e a estreia da companhia Princess Cruises, que iniciou operações em Leixões com o navio Island Princess. Também se verificaram seis operações de 'turnaround', duas das quais protagonizadas pelo navio português World Explorer, construído nos Estaleiros Navais do Porto de Viana do Castelo.
Sem comentários:
Enviar um comentário