quinta-feira, 8 de agosto de 2024

ZERO alerta para agravamento da qualidade da água nas praias.


A ZERO efectuou uma avaliação dos resultados relativos à qualidade das águas balneares na presente época balnear, disponibilizados para consulta no Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos, (http://snirh.apambiente.pt) e comparou com a situação verificada na época balnear passada de 2023, praticamente para o mesmo período de tempo.

Existem atualmente 664 águas balneares cuja monitorização é reportada, com um número limitado de praias a revelarem problemas, mas de forma mais expressiva que na época balnear passada. O desaconselhamento ou proibição de banhos, mesmo que durante um curto período de tempo, afectou 46 praias, mais 17 do que em período semelhante do ano passado. Nestas zonas balneares, as análises ultrapassaram os limites fixados tecnicamente a nível nacional relativamente a pelo menos um dos dois parâmetros microbiológicos que são avaliados (Escherichia coli e Enterococus intestinais). 41 praias foram interditadas até ao momento, mais 13 que em 2023, 15 costeiras e 26 interiores, a maioria por má qualidade da água associada aos dois parâmetros microbiológicos referidos, mas também, no caso de diversas praias interiores, devido à presença da bactéria Salmonella. Há também a acrescentar, por informação recolhida na comunicação social, a situação ocorrida em julho no concelho de Ponta Delgada, onde as águas balneares classificadas do Pópulo, Milícias e Forno da Cal em Ponta Delgada estiveram interditadas devido a uma mancha de óleo. As águas balneares que apresentaram maior número de situações de água imprópria para banhos foram Matosinhos (Matosinhos) com três situações de desaconselhamento ou proibição de banhos e Parede (Cascais), Camilo (Lagos), Bitetos (Marco de Canaveses), Vieira (Marinha Grande), Molhe Leste (Peniche) e Azenhas do Mar (Sintra), cada uma delas com duas situações de desaconselhamento ou proibição de banhos.

De acordo com a Zero, Cascais é o concelho do país com maior número de praias afetadas por qualidade imprópria e/ou interdições – seis praias.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Houthis suspendem ataques a navios não-israelitas

O grupo rebelde dos Houthis afirmou que irá interromper os ataques a navios após o acordo de cessar-fogo para Gaza.  A liderança do grupo di...