O Porto de Lisboa vai ser o anfitrião da 19.ª Conferência Mundial da AIVP - Association Internationale Villes et Ports (Associação Internacional de Cidades Portuárias), que se realiza entre 27 e 29 de novembro de 2024.
O evento, que vai decorrer na sede da Fundação Champalimaud, situada na área de jurisdição do Porto de Lisboa, terá como tema principal “Open Piers: Steering flows between people, planet, and port cities” e também vai contar com várias iniciativas na Gare Marítima de Alcântara e no Terminal de Cruzeiros de Lisboa.
A 19ª Conferência Mundial da AIVP, vai reunir especialistas, decisores políticos e profissionais de todo o mundo para explorar o futuro das cidades portuárias, e irá aprofundar as oportunidades que uma mentalidade renovada na relação porto-cidade está a trazer. Serão discutidas as resoluções tomadas em fóruns globais como a 29ª COP da UNFCCC, a Conferência da ONU sobre os Oceanos ou as reuniões do G20, e os impactos que têm na criação de um ambiente mais saudável nas cidades portuárias.
Carlos Correia, presidente do Conselho de Administração da APL, afirmou: «Estamos comprometidos em fortalecer a relação porto-cidade, promovendo comunidades sustentáveis. Projetos como o Ocean Campus, a reabilitação do pólo náutico de Belém, o Centro Interpretativo de Almada Negreiros ou a arte urbana de Vhils são exemplos do nosso esforço para tornar o porto um espaço de todos e para todos nesta cidade junto ao rio Tejo. Queremos que o Porto de Lisboa seja um catalisador de interação e inovação, motor do desenvolvimento económico, ambiental e social dos onze municípios que o unem integrando o território-terminais portuários de forma harmoniosa com a vida das pessoas.»
Recorde-se que as alterações climáticas estão a modificar a forma como a sociedade se relaciona com os rios, as costas e os mares; as tensões geopolíticas afetam os fluxos de carga, com consequências nas actividades portuárias e nos territórios circundantes.
Sem comentários:
Enviar um comentário