sábado, 13 de julho de 2024

Provado envolvimento do Irão com os Houthis ?


Os rebeldes Houthi do Iémen alegadamente dispararam um míssil de cruzeiro anti-navio de fabricação iraniana contra um navio-tanque que navegava com bandeira norueguesa no Mar Vermelho. 

O sucedido foi em dezembro, mas este ataque que agora fornece uma ligação baseada em provas sobre o envolvimento do Irão nos ataques Houthis.

Um relatório da Agência de Inteligência de Defesa dos EUA entretanto divulgado, relacionou o ataque ao Strinda, ao Irão, o alegado principal apoiador dos Houthi na guerra de quase uma década do Iémen. As descobertas correspondem às de um grupo de seguradoras com sede na Noruega que também examinou os destroços encontrados no Strinda.

Isso ocorre no momento em que os Houthis continuam a sua campanha de ataques praticamente desde do inicio da guerra Israel-Hamas, visando navios no corredor do Mar Vermelho.

O fluxo de mercadorias de praticamente 0,92 Trilhão € que passa pela passagem anualmente, ao mesmo tempo em que desencadeia o combate mais intenso que a Marinha dos EUA nos últimos anos.

1 comentário:

Sismo de magnitude 3.3 registado a sul de Sines.

O IPMA registou na noite de sexta-feira um sismo de magnitude 3.3 a cerca de quatro quilómetros a sul de Sines. O abalo aconteceu pelas 23:3...