O armador japonês MOL - Mitsui OSK Lines, que nos últimos tempos tem analisado novas tecnologias para implementação, decidiu investir na Carnot, uma startup tecnológica ficada no desenvolvimento de motores altamente eficientes usando materiais resistentes ao calor.
Os actuais motores de aço e alumínio necessitam de resfriamento constante para evitar superaquecimento, o que reduz o desempenho e aumenta o risco de falha do motor. O resfriamento pode consumir cerca de 30% da energia de combustão de um motor.
A Carnot está no processo de desenvolvimento de tecnologia de motor que elimina a perda de energia durante o processo de resfriamento, que por sua vez aumenta exponencialmente a eficiência térmica e de combustível usando materiais altamente resistentes ao calor.
O motor agora em desenvolvimento por Carnot tem potencial para melhorar a eficiência de combustível em 20% a 40% em comparação com motores convencionais. “Com base nos resultados dos testes de demonstração e na viabilidade desta tecnologia, a MOL irá considerar aplicá-la à sua frota de navios mercantes no futuro”, afirmou a empresa japonesa.
Através do seu investimento em Carnot, o grupo pretende não só reduzir as emissões de GEE e procurar a eficiência económica nos seus navios, mas também contribuir para a redução de GEE em qualquer indústria que dependa de motores de combustão interna.
Sem comentários:
Enviar um comentário