sexta-feira, 15 de março de 2024

Líder dos Houthis do Iémen ameaça atacar navios em novas rotas


O líder dos Houthis do Iémen, Abdul Malik al-Houthi, disse, citado pela Reuters, esta quinta-feira que as operações do grupo contra navios vão aumentar para impedir que os navios aliados a Israel passem pelo Oceano Índico em direção ao Cabo da Boa Esperança.

“A nossa principal batalha é impedir que os navios ligados ao inimigo israelita atravessem não só o Mar Arábico, o Mar Vermelho e o Golfo de Aden, mas também o Oceano Índico em direção ao Cabo da Boa Esperança. Este é um passo importante e já começámos a implementar as nossas operações “, disse al-Houthi num discurso transmitido pela televisão.

O grupo alinhado tem atacado navios no Mar Vermelho e no Golfo de Aden desde novembro, obrigando os navios a mudar de rota para viagens mais longas e mais caras em torno do sul de África, no que dizem ser uma campanha de solidariedade com os palestinianos durante a guerra de Israel contra o Hamas em Gaza.

Os ataques sucessivos dos Houthis já causaram fatalidades e já fizeram afundar um navio graneleiro. Apesar dos ataques dos EUA e Reino Unido a alvos rebeldes, não tem travado a intensidade. Alemanha, França, Itália e Grécia tem unidades da Marinha na região no âmbito da Operação de Defesa ASPIDES.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Royal Caribbean atinge os 100M de passageiros.

A Royal Caribbean alcançou um marco histórico que ficará gravado na história dos cruzeiros: 100 milhões de passageiros recebidos a bordo da ...