terça-feira, 12 de março de 2024

Investigação dos EUA encontra equipamentos "duvidosos" ​​em gruas fabricadas na China

 

Uma investigação efectuada pelo Congresso dos EUA encontrou equipamentos de comunicação "duvidosos" ​​nos pórticos STS - (Ship to Shore), construídos na China que estão instaladas em portos americanos, incluindo modems que poderiam ser acessados ​​remotamente, de acordo com uma reportagem publicada no Wall Street Journal. 

A notícia da investigação surge na sequência da recente decisão da Administração Biden de substituir os pórticos construídos na China por outros oriundos do Japão, devido a preocupações de que pudessem ser equipados com dispositivos espiões. 

O governo chinês “está à procura de todas as oportunidades para recolher informações valiosas e posicionar-se para explorar vulnerabilidades, penetrando sistematicamente na infra-estrutura crítica da América, incluindo no sector marítimo”, afirmou Mark Green, representante republicano e Presidente do Comité de Segurança Interna da Câmara.

O Porta-voz da embaixada chinesa em Washington, Liu Pengyu, rejeitou as alegações como “completa paranóia”. O novo foco nas gruas e na segurança marítima mais ampla “tem sido um alerta para muitos países ocidentais”, afirmou Wille Rydman, Ministro dos assuntos económicos da Finlândia, numa entrevista ao mesmo jornal, enquanto membro do parlamento pelo governo. O Partido Conservador no Reino Unido expressou recentemente preocupações semelhantes sobre as gruas chinesas. 

A ZPMC da China construiu uma posição dominante no fornecimento de gruas neste século, com uma quota de mercado global de cerca de 80%. Além de construira os gigantescos pórticos de aço, a ZPMC é capaz de transportá-las em redor do mundo através da sua frota dedicada de 26 navios especialmente projectados para mover gruas, o maior dos quais pode ter até 138 m de altura, o equivalente a um arranha-céu de 34 andares. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Royal Caribbean atinge os 100M de passageiros.

A Royal Caribbean alcançou um marco histórico que ficará gravado na história dos cruzeiros: 100 milhões de passageiros recebidos a bordo da ...