sábado, 9 de março de 2024

Coreia do Sul lança 1° porta-contentores autónomo


A Coreia do Sul lançou um navio porta-contentores que irá efectuar operações de transporte de forma autónoma.  O Ministério de Oceanos e Pescas do país descreveu o navio como o primeiro navio oceânico para navegação autónoma de Nível Três. Existem planos para realizar a primeira demonstração de navegação autónoma com este navio no final do ano.

A Hyundai Mip Dockyard Co. realizou o evento de baptizado do navio de 1.800 TEU na passada sexta-feira com o nome "Pos Singapore". Fontes afirmam que o dinheiro será entregue à Pan Ocean Co. até o final deste mês. 

O pedido deste navio foi feito em 2022. Tem 172 m ou 564 pés de comprimento e está registrado na Libéria. O navio porta-contentores será entregue ao seu proprietário e passará por equipamentos e testes para o sistema autónomo.

O governo da Coreia do Sul enfatizou que os navios autónomos eram o principal objectivo da Estratégia Avançada de Desenvolvimento da Mobilidade Marítima, anunciada em 2023. O projecto de navegação autónoma foi lançado em 2020, e o governo doou mais de 109 milhões€ para pesquisa e desenvolvimento destas tecnologias. De acordo com o Ministério, o navio foi projectado para funcionar de forma autónoma, sem tripulação, e as suas operações seriam controladas por controlo remoto. 

Desde a fase de projecto, a Hyundai Mipo e a Pan Ocean concluíram os preparativos para a instalação do sistema de navegação autónomo, que agora seria instalado no navio. O sistema inclui navegação autónoma, comunicação, tecnologias de segurança e sistemas avançados de monitorização de agências digitais. A Coreia do Sul testou vários sistemas autônomos nos últimos anos. 

1 comentário:

  1. entendendo que o futuro será a automação, não sei como será possível embarcar e desembarcar contentores, estivá-los e segurar os mesmos com os pinos e as varas sem tripulação a bordo. até porque falamos de uma plataforma que mesmo atracada a um porto não é estavel.
    igualmente na atracação e desatracação do navio, quem manda as linhas para terra e as prende aos cabos, e quem recolhe os mesmos a bordo. vejo isto dificil sem tripulação.
    finalmente, se o navio apresentado na imagem não tem tripulação, porque um casario tão grande e, aparentemente, com tantos camarotes?
    abraço

    ResponderEliminar

Houthis reclamam ataque a três navios na costa do Iémen

Os rebeldes houthis do Iémen reclamaram hoje o ataque de "pelo menos três" navios da companhia marítima ítalo-suíça MSC, dois dele...