O Terminal de Contentores de Alcântara (TCA), operado pela
Yilport Liscont, recebeu no passado dia 28 de Setembro o navio Cap San Tainaro, com 119.441
de GT, 333 metros de comprimento e um calado máximo de 14,5 metros. Agenciado
pela dinamarquesa Maersk, o Cap San Tainaro seguiu para o porto de Santos (Brasil), após
tocar os portos de Sines e Algeciras.
No TCA foram embarcados mais de 600 contentores, alguns dos quais em regime de transhipment, com recurso a 3 dos 4 novos pórticos de cais, que chegaram ao Porto de Lisboa em Janeiro de 2022.
Estes pórticos de cais têm uma lança com um alcance de 22 fiadas de contentores, a bordo dos navios, estando vocacionadas para operar navios porta-contentores inseridos nas principais rotas marítimas intercontinentais.
Este equipamento representou um investimento de mais de 30 milhões de euros por parte da concessionária, permitindo aumentar a eficiência operacional e a competitividade desta importante infra-estrutura portuária e melhor servir os clientes que a utilizam, refere uma nota de imprensa do Porto de Lisboa.
“Modernizar e melhorar a eficiência operacional, as condições de segurança e a sustentabilidade ambiental das operações, nomeadamente através de uma forte redução de emissões de CO2, são os objectivos primordiais deste projecto de modernização cuja segunda fase se iniciou durante o mês de Setembro”, acrescenta a mesma nota.

Sem comentários:
Enviar um comentário