sexta-feira, 29 de setembro de 2023

CMA CGM encomenda oito navios porta-contentores adicionais movidos a metanol


O armador francês CMA CGM fez outra encomenda significativa de navios porta-contentores movidos a metanol, elevando a sua carteira de pedidos movidos a metanol para uns eventuais 34 navios . 

O armador encomendou oito navios de 9.200 TEU à Shanghai Waigaoqiao Shipbuilding (SWS) na China, com entregas programadas para 2027. O pedido está supostamente avaliado em quase 1 bilhão de euros. O pedido marca a quarta rodada de novas construções de metanol/ bicombustível da CMA CGM desde o ano passado, após seis navios de 15.000 TEU encomendados à Dalian Shipbuilding (China), uma dúzia de navios de 13.000 TEU encomendados à Hyundai Samho (Coreia do Sul) e seis navios de 15.000 TEU encomendos ao Estaleiro Jiangnan (China). 

Com esta última encomenda, a carteira de encomendas da CMA CGM é agora de 123 navios, representando uma capacidade de 1,2 milhões de TEUs, e coloca-a no caminho certo para ultrapassar potencialmente a Maersk como a segunda maior companhia marítima de contentores do mundo. Até recentemente, a CMA CGM concentrou-se principalmente em novas construções movidas a GNL, que têm potencial para serem convertidas em biometano e metano sintético no futuro. A empresa reconhece que, embora o GNL não seja uma solução a longo prazo para eliminar as emissões de gases com efeito de estufa (GEE), oferece benefícios a curto prazo, incluindo a redução das emissões de partículas finas, das emissões de óxido de enxofre e das emissões de óxido de azoto, e acredita que o GNL é actualmente a melhor opção de combustível para reduzir o impacto ambiental dos seus navios. 

Na semana passada, a CMA CGM e a Maersk uniram forças para acelerar a transição energética no transporte marítimo, trabalhando em conjunto para desenvolver combustíveis verdes alternativos, incluindo, entre outros, metanol verde (bio/e-metanol) e bio/e-metano. Neste ponto, não está claro se a CMA CGM irá optar por usar metanol verde, com o qual o seu novo parceiro Maersk se comprometeu para as suas 25 novas construções movidas a metanol, ou metanol tradicional produzido a partir de gás natural para as suas novas construções.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Royal Caribbean atinge os 100M de passageiros.

A Royal Caribbean alcançou um marco histórico que ficará gravado na história dos cruzeiros: 100 milhões de passageiros recebidos a bordo da ...