sexta-feira, 9 de junho de 2023

Tirar uma foto pode ajudar a combater poluição nos oceanos.


Há uma nova aplicação, desenvolvida pelo projeto SMART, que visa ajudar a combater a poluição nos oceanos. Através de uma fotografia, todas as pessoas podem contribuir. E já está disponível para alguns dispositivos.

"Viu lixo no mar? Tire uma fotografia, que a SMART trata do resto." A mensagem da aplicação criada no âmbito do projeto SMART, vencedor da primeira edição do AI Moonshot Challenge, é clara: quando encontrar lixo no mar ou nas zonas costeiras, tire uma foto e a aplicação monitorizará a poluição existente nos oceanos.

O AI Moonshot Challenge, promovido pela Agência Espacial Portuguesa, "foi uma oportunidade única para abordar um problema de extrema relevância na nossa sociedade", afirma o coordenador do projeto SMART e um dos responsáveis da aplicação. Leonardo Azevedo acrescenta que o "projeto pretende contribuir cientificamente e produzir resultados com impacto prático", através da utilização de imagens de satélite e inteligência artificial.

Além de registar a localização, a aplicação do projeto SMART permite fazer apontamentos das características dos resíduos encontrados, como a cor e a área de acumulação. Desta forma, será possível contribuir para a criação de um repositório europeu, treinar algoritmos de deteção de lixo a partir do Espaço e, desenvolver uma ferramenta de monitorização da poluição de plástico nos oceanos.

Diferentes métodos

Segundo o coordenador do estudo serão utilizados diferentes métodos de aprendizagem de forma complementar. "Por um lado, os métodos são empregados para identificar automaticamente as áreas onde ocorrem essas acumulações, por meio da identificação automática de imagens de satélite", explica.

Por outro lado, a equipa usa "abordagens para calcular rapidamente a evolução espaçotemporal do oceano, que é um problema complexo e, que normalmente requer grande capacidade de computação e conhecimentos especializados". E "para calibrar e validar o modelo proposto, tiramos partido das campanhas regulares realizadas pelo Instituto Hidrográfico com navios, bem como dos dados obtidos por meios não tradicionais, como veículos autónomos", conclui Leonardo Azevedo.

Disponível para Android

"O objetivo é que a aplicação seja de fácil utilização, mantendo um design simples e um número reduzido de opções. Após instalar a aplicação no seu telemóvel, o utilizador poderá começar a utilizá-la imediatamente", explica o coordenador. A aplicação ainda só está disponível para dispositivos Android mas em breve também estará nas plataformas iOS.~

A equipa SMART está "empenhada em continuar a avançar na pesquisa, fortalecer parcerias e contribuir positivamente para a luta contra a poluição dos oceanos".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Royal Caribbean atinge os 100M de passageiros.

A Royal Caribbean alcançou um marco histórico que ficará gravado na história dos cruzeiros: 100 milhões de passageiros recebidos a bordo da ...