quarta-feira, 20 de novembro de 2019

RTP estreia “Mar, a última Fronteira”, primeira série documental totalmente dedicada ao mar português


Série documental totalmente dedicada ao mar português, realizada pelo fotógrafo e cineasta subaquático Nuno Sá, estreia dia hoje, na RTP1.
É a primeira série documental portuguesa completamente dedicada à biodiversidade do mar português e às áreas marinhas mais pristinas da costa de Portugal, incluindo os Arquipélagos da Madeira e dos Açores.
Um projecto da RTP, desenvolvido em parceria com o Oceanário de Lisboa e a Fundação Oceano Azul e realizado pelo fotógrafo e cineasta subaquático Nuno Sá, este documentário vai mostrar aos espectadores o mar de Portugal, através de imagens únicas e exclusivas, como a descida num submarino a 1000 metros de profundidade nos Açores, os encontros com o maior animal do planeta, a baleia-azul, mergulhos frente-a-frente com a foca-monge, um dos mamíferos marinhos mais raros do mundo, ou “conversas” entre os velozes tubarões-azuis.
Com estreia hoje, às 21h00, com um episódio especial, a seguir ao Telejornal, a série “Mar, a última Fronteira” vai mostrar, ao longo de seis episódios, a imensa riqueza e os grandes hotspots de biodiversidade marinha que Portugal tem no seu mar.
Premiado, em 2018, nos BAFTA, pelo seu contributo na série BBC Blue Planet 2, Nuno Sá e a sua equipa de mergulhadores, percorreram, ao longo de 18 meses, mais de 1600 milhas náuticas, mergulharam durante centenas de horas, realizaram mais de 100 mergulhos, falaram com investigadores, arqueólogos subaquáticos e muitos entusiastas do mar, sempre à descoberta dos melhores sítios para captarem imagens inesquecíveis.
«Esta série surgiu da necessidade de mostrar aos portugueses que temos no nosso mar uma riqueza de biodiversidade única a nível mundial. Mergulhámos ao longo da costa de Portugal Continental, de Olhão a Matosinhos, percorremos todas as ilhas do Arquipélago dos Açores e da Madeira, incluindo as ilhas Selvagens, para mostrarmos a vida marinha que habita nas nossas águas.» refere Nuno Sá.
De acordo com Tiago Pitta e Cunha, CEO da Fundação Oceano Azul e Administrador do Oceanário de Lisboa, «Os portugueses descobriram recentemente a dimensão do mar português, mas são poucos aqueles que têm o privilégio de o conhecer verdadeiramente. Com esta série, damos a conhecer, pela primeira vez, o que se passa naquela que é a maior ZEE da União Europeia: o Mar de Portugal.»
Para Gonçalo Reis, Presidente do Conselho de Administração da RTP, «Esta série é mais um exemplo de uma aposta estruturada da RTP na produção de documentários, divulgando a riqueza e diversidade do nosso país, neste caso sobre a natureza e o mar. E é um trabalho realizado em parceria, com uma fundação e uma equipa que têm um profundo conhecimento da realidade dos oceanos.»
Esta série será emitida, na RTP1, a partir de dia 23 de novembro, aos sábados, às 10h00, ficando também disponível no RTP Play.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mercado volátil comprime Portos Europeus e dos EUA.

A turbulência na actividade económica, os eventos sucessivos de várias áreas e uma imprevisibilidade como há muito não era vista, está a ter...