sexta-feira, 21 de junho de 2019

Primeiros navios cargueiros elétricos do mundo começarão a operar na Bélgica e Holanda


Nos próximo tempos, o porto de Antuérpia, na Bélgica, vai se tornar uma atracção internacional. É que o primeiro navio cargueiro eléctrico do mundo, o Port-Liner, entrará em operação ali, após atraso do inicio desta iniciativa.
Já sendo chamado de “Tesla dos Canais”, o novo barco foi desenvolvido graças a uma parceria entre a comunidade de Antuérpia e a Comunidade Europeia, num investimento total de pouco mais de 200 milhões de euros. O objectivo do projecto é reduzir o tráfego de camiões nas estradas do país.
Port-Liner é apenas um dos navios que estão em construção. No total, serão cinco barcos pequenos, com 52 metros de comprimento e 6,7 de largura, e outros seis grandes, com 110 metros de comprimento e capacidade para carregar até 270 contentores. Os menores poderão acomodar 24 contentores com um peso total de 425 toneladas.
Os barcos foram projecyados pela empresa holandesa de arquitetura naval Omega. Os menores conseguirão viajar por 15 horas e os maiores por 35 horas, utilizando somente a eletricidade proveniente das baterias instaladas no deck.
A recarga completa da bateria dos navios cargueiros de 52 mt leva quatro horas e quando necessário, ela pode ser substituída por outras existentes no porto.
Os barcos de grande porte serão utilizados nos trajectos entre os portos de Roterdão, Amsterdão, Antuérpia e Duisburg. 
“Todos eles já estão totalmente alugados para companhias de transporte marítimo e grandes empresas de contentores. Caso contrário, não começaríamos a construí-los”, afirmou Ton van Meegen, CEO da Port-Liner.
O custo dos cargueiros menores é de 1,5 milhão de euros e os maiores, 3,5 milhões. Meegen garante que o valor não é mais alto do que o de um barco movido a diesel.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Desvios de rotas aumentaram perda de contentores no Mar

Apesar de a tendência geral mostrar melhorias na redução de contentores perdidos no mar, o ano de 2024 registou um aumento significativo des...