terça-feira, 20 de novembro de 2018

Nas Seychelles, peixe gigante que caça pássaros é atracção

O arquipélago de Seychelles, no oceano Indico, formado por 115 ilhas, faz das paisagens um elogio à natureza. Mas em determinado momento algumas delas, no litoral, podem transformar-se num verdadeiro cenário de Halloween.



Imagine uma cena bucólica, entre tantas, nas Seychelles: sob um céu sem nuvens onde corre uma brisa quente, porém agradável, mar calmo e cristalino no qual sobressaem várias tonalidades de verde e é ponto de encontro para um grupo degaivotas. De repente surge na superfície a bocarra de um peixe que salta quase dois metros e pega em pleno voo um desses pássaros. Fake News ou Facto?

Se não fosse a BBC, pelo seu programa “Blue Planet II”, convencer-se que não era boato o que os pescadores das ilhas relatavam há tempos, e conseguir filmar pela primeira vez  esses peixes gigantes literalmente saltando da água para engolir as aves marinhas enquanto elas voam pela superfície do oceano, isso continuaria ser fake news. Trata-se do xaréu gigante (Caranx ignobilis) peixe que tem mais de um metro de comprimento e pesa ao redor de 50 kg.




Com toda essa realidade, acaba-se acreditando nas palavras de um fotógrafo da BBC: apenas espere alguns milhões de anos até que estes "sacanas" ….. evoluam e comecem a roubar aviões do ar.

Seychelles é uma espécie de parque temático para aqueles que tem interesse em natureza no seu estado mais prístino, principalmente para mergulhadores e aventureiros que estão atrás da diversidade e riqueza cultural, paisagens marítimas impactantes, gastronomia rica e variada e muitas histórias para contar, algumas delas com características de fake news.

Sem comentários:

Enviar um comentário

"The Ocean Cleanup": Tirou mais de 9 mil toneladas de plástico de rios e oceanos.

Numa realidade em que existe o despejo anual de milhões de toneladas de plástico nos mares em todo o mundo, a limpeza é por certo, de algo f...