domingo, 18 de fevereiro de 2018

Portugueses preocupados com oceanos, mas revelam pouco conhecimento

Um inquérito realizado a dois mil portugueses adultos indica que 75% estão preocupados com o futuro dos oceanos. Contudo, estes revelam saber pouco sobre o assunto.


Os portugueses defendem mais informação sobre os ecossistemas marinhos e estão preocupados com o futuro dos oceanos, mas revelam pouco conhecimento sobre os mesmos, pode concluir-se das respostas a um inquérito divulgado .
O inquérito, feito no passado mês de Janeiro,  junto de dois mil portugueses adultos, indica que 75% estão preocupados com o futuro dos oceanos. Mas 54% respondeu “baleia azul”, um mamífero, à pergunta “qual o maior peixe do oceano?”. Só 20% referiram correctamente o tubarão-baleia como o maior peixe.
O inquérito foi feito por uma empresa britânica para a plataforma de aluguer de alojamento ‘Airbnb’, e, se forem extrapoladas as respostas, 76% dos portugueses pensa que os oceanos são muito importantes para a vida da humanidade. E também que a maior parte (65%) defende um melhor conhecimento dos mares, e que 63% quer ver o Governo a fazer mais para garantir que a população aprenda mais sobre o impacto dos humanos sobre os oceanos e como protegê-los.
Metade dos portugueses (ainda extrapolando os resultados do inquérito) consome pescado e marisco sem conhecer se a origem é sustentável e mais de um terço admite que deveria proteger os oceanos apesar de não saber como, mas ainda assim é grande a percentagem (40%) dos que se comprometem a reciclar produtos plásticos.
O inquérito revela ainda que 80% dos portugueses dizem que há cinco oceanos no planeta e ainda há uma franja de 1% que está convencida de que existem apenas dois oceanos.
O inquérito surge a propósito de um desafio a habitantes de 13 países, quatro deles na Europa, Portugal incluído, para que expliquem o que sonham explorar no fundo mar. As três melhores respostas são premiadas com a possibilidade de mergulhar num submergível até aos mil metros nas Bahamas.
Para concretizar a iniciativa, a ‘Airbnb’ e a cadeia de televisão britânica BBC Worldwide anunciaram neste dia que o navio de investigação marítima da OceanX (uma organização de investigação e divulgação oceânica), Alucia (usado na série da BBC Blue Planet II), passou a ser anunciado na plataforma.
Fonte: Observador

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aquário Vasco da Gama liberta 300 peixes nativos de Água Doce.

O AVG - Aquário Vasco da Gama, órgão cultural da Marinha Portuguesa, libertou 300 ruivacos-do-oeste (Achondrostoma occidentale), no rio Siza...