domingo, 21 de janeiro de 2018

Leito dos oceanos pode estar afundando


O aumento do nível da água nos oceanos pode ser realmente mais significativo e ter mais efeito do que pensávamos antes. O solo dos nossos oceanos está afundando pouco a pouco devido à crescente pressão causada pelo aumento do nível das águas sobre o fundo, revela um novo estudo científico.
Os cientistas que realizaram a investigação asseguram que o efeito que causa o aumento da temperatura das águas é subestimado.
Na sua opinião, o degelo não só aumenta o nível do mar, mas também provoca o afundamento do leito marítimo.
Em outras palavras, os investigadores confirmam que, para medir correctamente o aumento de água nos oceanos, é necessário prestar atenção não apenas "por cima" (ou seja, estimar o aumento do nível do mar), mas também "por baixo" (medir quanto o fundo desce).
"As mudanças na distribuição de água aumentam a massa total do oceano e provocam o seu afundamento — um fenómeno conhecido como deformação elástica. Devido à alteração no equilíbrio entre a massa de gelo e da hidrologia terrestre, os oceanos estão ganhando volume durante as últimas décadas, o que provoca um aumento da pressão sobre o fundo marítimo. Esta carga crescente fará que o solo oceânico se afunde", explicam.
Os investigadores usaram dados recolhidos entre os anos de 1993 e 2004, para determinar que neste período o aumento da quantidade de água nos oceanos fez com que o leito marítimo afundasse cerca de 2,5 milímetros (0,13 por ano).

Sem comentários:

Enviar um comentário

NASA indica zonas de Portugal mais afectadas pela subida do nível do mar até 2100

Quer se acredite ou não nas alterações climáticas, é inegável os sinais que vão surgindo com alguma regularidade no que concerne à temperatu...