domingo, 21 de janeiro de 2018

Leito dos oceanos pode estar afundando


O aumento do nível da água nos oceanos pode ser realmente mais significativo e ter mais efeito do que pensávamos antes. O solo dos nossos oceanos está afundando pouco a pouco devido à crescente pressão causada pelo aumento do nível das águas sobre o fundo, revela um novo estudo científico.
Os cientistas que realizaram a investigação asseguram que o efeito que causa o aumento da temperatura das águas é subestimado.
Na sua opinião, o degelo não só aumenta o nível do mar, mas também provoca o afundamento do leito marítimo.
Em outras palavras, os investigadores confirmam que, para medir correctamente o aumento de água nos oceanos, é necessário prestar atenção não apenas "por cima" (ou seja, estimar o aumento do nível do mar), mas também "por baixo" (medir quanto o fundo desce).
"As mudanças na distribuição de água aumentam a massa total do oceano e provocam o seu afundamento — um fenómeno conhecido como deformação elástica. Devido à alteração no equilíbrio entre a massa de gelo e da hidrologia terrestre, os oceanos estão ganhando volume durante as últimas décadas, o que provoca um aumento da pressão sobre o fundo marítimo. Esta carga crescente fará que o solo oceânico se afunde", explicam.
Os investigadores usaram dados recolhidos entre os anos de 1993 e 2004, para determinar que neste período o aumento da quantidade de água nos oceanos fez com que o leito marítimo afundasse cerca de 2,5 milímetros (0,13 por ano).

Sem comentários:

Enviar um comentário

António Nabo Martins nomeado Embaixador da Aliança ODS Portugal

No âmbito das celebrações do 10.º aniversário da Aliança ODS Portugal, António Nabo Martins, Presidente Executivo da Associação dos Transitá...