sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Póvoa de Varzim comemora o Dia Nacional do Mar


No dia 16 de Novembro, o Município da Póvoa de Varzim vai comemorar o Dia Nacional do Mar, com um vasto leque de iniciativas do património marítimo poveiro.
Da parte da manhã, às 11h50, na Escola EB Aver-o-Mar, terá lugar “O Mar na Toponímia Poveira”, sessão orientada pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal e Presidente da Comissão Municipal de Toponímia, Luís Diamantino. Esta actividade pedagógica é alusiva à cultura marítima patente na Toponímia Poveira, que evoca lugares, feitos, heróis e personalidades ligadas ao Mar e à comunidade piscatória.
De tarde, às 14h30, na Escola Básica Dr. Flávio Gonçalves, as “Histórias do Mar da Póvoa” serão contadas por José de Azevedo, que através duma conversa informal irá abordar os mares e os costumes da comunidade piscatória poveira, evocando personalidades da terra cujos feitos marcam a nossa história.
Às 18h00, a Biblioteca Municipal Rocha Peixoto irá promover o lançamento do livro “Os Braços da Lancha”, de José Peixoto, e o filme documental (DVD) com o mesmo título, da autoria de Manuel Martins, José Peixoto e Paulo Pinto. A apresentação das duas obras será feita pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal, Luís Diamantino.
Estas três sessões pretendem reforçar as raízes culturais marítimas numa data comemorativa da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM), que entrou e vigor a 16 de Novembro de 1994, tendo sido ratificada por Portugal a 14 de Outubro de 1997. Um ano mais tarde, em 1998, o dia 16 de Novembro foi institucionalizado pela Resolução de Conselho de Ministros nº83/1998, de 10 de Julho, como o Dia Nacional do Mar. 


Fonte: C.M.Póvoa do Varzim

Sem comentários:

Enviar um comentário

Portos com um mês de Janeiro "pujante" e positivo.

A AMT - Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, no seu relatório, indica que os portos nacionais iniciaram 2024 de forma positiva, tendo...