segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Exportações diminuem 4,6% em Julho


Os dados do INE, divulgados esta sexta-feira, mostram que as exportações nacionais caíram 4,6% e as importações 7,2% durante o mês de Julho, quando comparadas com o mesmo mês de 2015. Os dados mostram ainda que os as exportações para países fora da UE foram as que mais contribuíram para a redução global verificada. 

Assim, as exportações diminuíram 39,9% para Angola, 22,6% para os Estados Unidos e 29,6% para a China. Já as nas importações, Espanha foi o país que mais contribuiu para a redução global, com uma variação homóloga de -5,7%, sendo de salientar ainda as quedas de Angola (-54,7%) e dos Estados Unidos (-23,4%).

No conjunto de importações e exportações, o défice da balança comercial de bens diminuiu 174 milhões de euros para os 557 milhões de euros. Excluindo os combustíveis e lubrificantes, reduziu-se em 13 milhões de euros, situando-se nos 353 milhões de euros.

Já no trimestre terminado em Julho de 2016, as exportações de bens caíram 2,3% e as importações de bens diminuíram 3,9%, em termos homólogos (respectivamente -1,5% e -3,4% no segundo trimestre de 2016).

O INE lembra que desde meados de 2015, as exportações e importações, excluindo os combustíveis e lubrificantes, "têm registado taxas de variação superiores às da totalidade das exportações e importações", diferencial de evolução que "reflecte em larga medida o impacto da redução dos preços dos combustíveis e lubrificantes".

O INE disponibilizou também os resultados provisórios de 2015, sendo que os definitivos serão conhecidos em maio de 2017. Os resultados provisórios do comércio internacional face aos definitivos de 2014 mostram que as exportações terão subido 3,7%, assim como as importações terão aumentado 2,2%.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Painéis fotovoltaicos escondiam tráfico internacional de cocaína no Porto de Sines

Um contentor com painéis fotovoltaicos escondia cocaína no Porto de Sines e fazia parte de um grupo organizado de tráfico de droga, revelou ...