sábado, 6 de fevereiro de 2016

Investigação científica luso-chinesa em Ciências do Mar



Até 29 de Fevereiro estão abertas candidaturas para financiamento de projectos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico, na área das Ciências do Mar, desenvolvidos em conjunto por equipas de investigação portuguesas e chinesas.
O concurso é bilateral e promovido conjuntamente pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e a National Natural Science Foundation of China (NSFC), no âmbito de um Protocolo  subscrito por ambas as entidades em Julho de 2015, com o objectivo de apoiar e incentivar a cooperação entre entidades de investigação e universidades na China e em Portugal.
Para as equipas portuguesas, a FCT disponibiliza um total de 300 mil euros, sendo que cada projecto escolhido beneficiará de apoio até ao limite de 100 mil euros. A NSFC fica responsável pelo co-financiamento destinado às equipas chinesas. O financiamento aos projectos bilaterais conjuntos tem uma duração de trinta e seis meses.
Pela FCT, as candidaturas estão abertas a “equipas de investigação de Instituições do Ensino Superior, seus Institutos e Centros de I&D; Laboratórios Associados; Laboratórios do Estado; Instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objecto principal actividades de Ciência e Tecnologia; empresas desde que inseridas em projectos liderados por Instituições de I&D públicas ou privadas sem fins lucrativos; outras instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam ou participem em actividades de investigação científica”, conforme refere o site da FCT.
A avaliação será feita mediante revisão por pares, baseada no “mérito científico e relevância da proposta, conduzido de modo independente pela FCT e NSFC”. No caso da FCT, será realizada por um painel internacional. No final, terá lugar uma reunião de uma Comissão Mista formada por elementos da FCT e da NSFC para decidir as propostas a apoiar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Martifer: Maior investimento em 15 anos nos estaleiros navais de Viana do Castelo

A Martifer avançou finalmente com a construção de uma nova doca seca nos estaleiros navais de Viana do Castelo, destinada à reparação naval ...