segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Universidade do Porto decidiu "dar a mão" ao Mar

Com os pés encostados à água, o Polo do Mar acolhe projectos empreendedores que prometem impulsionar um sector da economia onde Portugal é rico em recursos.


Foi uma vontade a três que começou a ser desenhada em 2008 e abriu portas dois anos depois. A Universidade do Porto, a Administração do Portos de Leixões (APDL) e a Câmara Municipal de Matosinhos uniram-se e assim nasceu o Polo do Mar, que faz parte do Parque de Ciência e Tecnologia (UPTEC) e acolhe jovens empreendedores que querem apostar nesta área.
A responsável, Susana Pinheiro, salienta a convergência de interesses.
O Polo do Mar vive perto do mar, no Porto de Leixões, e não é por acaso, como sublinha Susana Pinheiro. "As empresas têm necessidade de fazer testes, daí a importância de estarem junto da água".
Dez empresas e 50 postos de trabalho. São estes os números do Polo do Mar. Alexandre Sousa, da OceanScan, foi dos primeiros inquilinos. A parceria com o Polo do Mar traz, à empresa, uma proximidade ímpar, porque "esta é uma empresa de tecnologia. Aqui temos acesso às novidades ao nível da investigação mais rapidamente".
Alexandre Sousa e Susana Pinheiro partilham a ideia que o mar, em Portugal, é ainda um oceano de oportunidades empresariais. No caso de Alexandre, no próximo ano vai recrutar mais funcionários. Susana espera pela abertura do CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental -, para captar mais negócios para o Polo do Mar.
Fonte: TSF

Sem comentários:

Enviar um comentário

Trump antecipa início de tarifas comerciais para 1 de Agosto

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que as novas tarifas comerciais impostas a um conjunto de países estrangeiros entrar...