segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Gigantes mundiais disputam novo porto no Canal do Panamá

A Autoridade do Canal do Panamá (ACP) recebeu 11 manifestações de interesse, de alguns dos maiores operadores portuários mundiais, para a concessão do porto de Corozal.


O novo porto localizar-se-á à entrada/saída do Canal do Panamá, no lado do Pacífico, e terá como objectivo estratégico tornar-se um hub para a costa oeste da América Latina.
Entre os operadores que manifestaram a intenção de concorrer à concessão para construir e operar o novo terminal contam-se a APM Terminals, a TIL, a CMA CGM, a Eurogate, a Evergreen e a Ports of America.
“Estamos entusiasmados com o considerável interesse que recebemos até ao momento”, afirmou, citado pela assessoria de imprensa, o CEO da ACP, Jorge Quijano. “É mais uma demonstração da procura que existe para o serviço na Costa do Pacífico do Panamá, a qual vai crescer com a abertura do Canal expandido em 2016”, acrescentou Quijano.
O projecto do porto de Corozal contempla a construção, em duas fases, de um terminal com cerca de dois mil metros de cais, capaz de operar em simultâneo até cinco navios post-panamax e de movimentar um máximo de cinco milhões de TEU/ano.
A intenção de construir o porto do Corozal não tem sido isenta de críticas no Panamá. Em tempo, a concessão (por 20 anos) esteve para ser atribuída à APM Terminals, em contrapartida de um investimento de mais de 600 milhões de dólares, mas o negócio frustrou-se.
Fonte: Cargo


Sem comentários:

Enviar um comentário

Martifer: Maior investimento em 15 anos nos estaleiros navais de Viana do Castelo

A Martifer avançou finalmente com a construção de uma nova doca seca nos estaleiros navais de Viana do Castelo, destinada à reparação naval ...