terça-feira, 29 de setembro de 2015

Há uma corrente gelada no Atlântico. E a causa está nas alterações climáticas

Uma corrente da água gelada no Oceano Atlântico pode ser o resultado do degelo da Gronelândia. Causa será o aquecimento global.


Há uma grande corrente de água gelada no Oceano Atlântico, mais concretamente a sul da Gronelândia e da Islândia, que está a preocupar os cientistas. Esta corrente oceânica de baixas temperaturas tem-se manifestado desde o início do ano. Segundo o Washington Post, alguns cientistas suspeitam que o fenómeno seja parte de um processo já há muito temido pelos investigadores – a circulação lenta das águas do Oceano Atlântico.
Segundo um artigo da Nature Climate Change, citado pelo Washington Post, esta “água gelada” é o resultado do derretimento da Gronelândia que está a perder mais de cem mil milhões de toneladas de gelo por ano. Stefan Rahmstorf, um dos responsáveis pelo artigo, adianta que há fortes provas “de que isto é uma consequência do já longo declínio da corrente do Golfo, ou seja, da inversão da circulação do oceano Atlântico como consequência do aquecimento global”, explica, cita o Washington Post.
Fonte: Observador

Sem comentários:

Enviar um comentário

Portos com um mês de Janeiro "pujante" e positivo.

A AMT - Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, no seu relatório, indica que os portos nacionais iniciaram 2024 de forma positiva, tendo...