segunda-feira, 18 de maio de 2015

É descoberto peixe 'de sangue quente'



O peixe-opah é capaz de capturar calor pelas suas barbatanas, isoladas por uma generosa camada de gordura, e manter o seu sangue e órgãos aquecidos enquanto nada a uma profundidade de centenas de metros. Um estudo que detalha essa descoberta foi publicado pela revista Science.

Outros peixes, como o atum, conseguem aquecer certas partes do corpo - dessa forma se movimentam mais rápido quando precisam perseguir alguma presa. Mas uma endotermia completa nunca havia sido notada em algum animal do tipo anteriormente. E o facto de aparecer justamente no opah, que é um peixe de grandes profundidades, conhecidos por serem lento e não perseguirem as presas (comem animais encurralados) é surpreendente.

Com isso, foi descoberto também que o opah é incrivelmente ágil, podendo alimentar-se de lulas o outros animais velozes. Também podem migrar e nadar por longas distâncias. 

Os peixes são capazes de deixar seu sangue 3ºC mais quentes do que a água - pode não parecer muito para nós, mamíferos, mas requer uma sofisticada engenharia termal. Ainda mais do tamanho do opah: no estudo, o mais pesado pesava 68kg, mas já foram encontrados espécimes de 270kg.

BBC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porto de Sines integra exercício de Cibersegurança em Singapura.

Sines foi um dos portos convidados pelo MPA – Maritimeand Port Authority of Singapore a participar num exercícioque congregou ainda os porto...