segunda-feira, 13 de abril de 2015

Há buzinões de hora de ponta nos mares? [ Com Vídeo ].


Equipa de cientistas percorre caminhos de Fernão de Magalhães para traçar o primeiro mapa sonora dos oceanos. Expedição vai demorar quatro anos. E pode ser acompanhada em direto.
Expedição pioneira partiu este domingo de Sevilha. A equipa doLaboratório de Aplicações Bioacústicas da Universidade Politécnica da Catalunha (UPC) vai desenhar, pela primeira vez, o mapa sonoro dos oceanos, revela o El Mundo.

Durante quatro anos, os cientistas vão percorrer a mesma rota traçada pelo navegador português Fernão de Magalhães - naquela que seria a primeira viagem marítima em volta do mundo.


A primeira viagem de circum-navegação será replicada de modo a recolher informação sobre a poluição sonora que afeta os oceanos - um registo exaustivo sobre a contaminação acústica nos mares.
"É o oceano um santuário de silêncio tal como nos mostram os documentários na televisão? Estando as grandes cidades distantes nos mares é isso garantia de que a profundidade dos oceanos protege as espécies marítimas?". Não é! É algo parecido ao ruído de uma grande cidade em hora de ponta, explica o jornal.
Mas de onde vem tanto ruído? O homem é o principal causador dessa poluição sonora. E há exemplos - mapas já desenhados pela equipa do Laboratório de Aplicações Bioacústicas da Universidade Politécnica da Catalunha - que permitem explicar o que se passa. O ruído no Porto de Barcelona é ouvido debaixo de água na ilha de Ibiza.
O biólogo Michel André, citado pelo El Mundo, diz que o "homem só é capaz de ouvir 10% dos sons que se produzem debaixo de água". Essa incapacidade não permitia, até agora, avaliar o impacto provocado nas espécies marítimas.
O dia-a-dia da equipa que segue a bordo do veleiro Fleur de Passion, de 33 metros, poderá ser acompanhado através do siteOcean mapping expedition - "Quatro anos de viagem em redor do mundo para escrever uma nova história dos oceanos, 500 anos depois de Fernão de Magalhães".


Fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário

NASA indica zonas de Portugal mais afectadas pela subida do nível do mar até 2100

Quer se acredite ou não nas alterações climáticas, é inegável os sinais que vão surgindo com alguma regularidade no que concerne à temperatu...