terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Fotografia capta tubarão raro a dar à luz

Imagem foi captada numa «estação de limpeza» nas Filipinas, que se julga poder ser utilizada como maternidade da espécie. Acredita-se que pela primeira vez tenha sido fotografado um tubarão debulhador, ou tubarão-raposa, a dar à luz em pleno oceano. O chefe da equipa, Simon Oliver, da Universidade de Chester, contou à BBC News que é também «o primeiro registo do nascimento de qualquer espécie oceânica». Oliver acrescentou que ver esta imagem foi um dos momentos mais emocionantes da sua carreira.


«Nós estávamos a fazer um levantamento padrão -todos os dias, e a fazer observações». «Um membro da nossa equipa, fotógrafo, Attila Kaszo, tirou a fotografia do tubarão e quando processou a imagem e ma mostrou, fiquei fora de mim», recordou.
Simon Thorrold, experiente cientista da «Woods Hole Oceanographic Institution» em Massachusetts, nos Estados Unidos, descreveu a fotografia como «incrível».
«Nunca vi nada comparável com esta imagem de qualquer outro tubarão pelágico», «é bem possível que seja a primeira vez que tal cena foi fotografada», contou à BBC.

Thorrold acrescentou, no entanto, que considerada a sua «importância limitada» em termos de conservação dos tubarões. 

Simon Oliver, que estuda esta espécie de tubarões nos montes submarinos das Filipinas, acredita que esta fotografia demonstra a importância do estudo naquele local para esta espécie vulnerável caracterizada pela sua grande barbatana caudal. 

Este sítio em particular é uma «estação de limpeza», onde os tubarões se dirigem para que os chamados «peixes limpadores» lhes removam os parasitas.
«Parece que esta área não só é uma estação de limpeza, mas também essencial, servindo como local de maternidade», explicou Oliver.

«Observamos muitas fêmeas [grávidas] lá, por isso não penso que aquela seja a única», acrescentou.

A equipa científica tem agora como objectivo tornar aquela área marinha como «protegida».

Fonte: TVI 24

Sem comentários:

Enviar um comentário

NASA indica zonas de Portugal mais afectadas pela subida do nível do mar até 2100

Quer se acredite ou não nas alterações climáticas, é inegável os sinais que vão surgindo com alguma regularidade no que concerne à temperatu...