terça-feira, 28 de outubro de 2014

Chefe ensina a cozinhar fanecas e cavalas na Azenha do Mar


Um chefe de cozinha irá ensinar a confeccionar pratos com faneca e cavala, no dia 15 de Novembro, em duas aulas de culinária que decorrerão no Gabinete de Apoio às Comunidades Piscatórias da Azenha do Mar, localidade do litoral odemirense, na freguesia de S. Teotónio.
As aulas de culinária decorrerão em dois horários, das 11 às 12 horas e das 15 às 16 horas. A participação será gratuita, mas limitada a 15 participantes por aula. As inscrições deverão ser efectuadas através do contacto 969 520 050 ou do e-mail associacaocdp_azenhadomar@hotmail.com
As aulas de culinária são uma iniciativa da Docapesca – Portos e Lotas SA, em parceria TAIPA – Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira e  EPO – Centro Empresarial do Sudoeste Alentejano.

Com o lema “O melhor do nosso mar!” e no âmbito do Cabaz do Mar, esta iniciativa pretende divulgar e promover a utilização da cavala e da faneca, duas espécies capturadas na costa odemirense e de grande potencial gastronómico.

Cabaz do Mar foi lançado este ano pela Associação Cultural e de Desenvolvimento de Pescadores e Moradores da Azenha do Mar, com o objectivo de aumentar o rendimento dos pescadores e diversificar a oferta ao consumidor, reduzindo as rejeições das capturas e o circuito comercial entre produtor e consumidor.
A Associação é responsável por comprar, amanhar e distribuir o peixe junto dos consumidores que solicitam o serviço. Um terço do peso do Cabaz do Mar, ou seja, um quilo, é sempre constituído por espécies menos procuradas pelos consumidores, como são o caso da faneca e da cavala.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Portos com um mês de Janeiro "pujante" e positivo.

A AMT - Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, no seu relatório, indica que os portos nacionais iniciaram 2024 de forma positiva, tendo...