segunda-feira, 3 de março de 2014

PSA Sines inicia obras de expansão do Terminal de Contentores (TXXI)


A PSA Sines iniciou as obras de expansão do Terminal de Contentores de Sines (TXXI) que irá aumentar a capacidade do terminal de 1.100.000 TEU (twenty equivalent unit) para 1.700.000 TEU por ano. Com um investimento total de 89 milhões de euros (Fase 2), o cais irá aumentar de 730 para 940 metros de extensão, crescendo 210 metros.
Serão instalados mais 3 pórticos de cais super post-panamax, com capacidade para movimentar 24 fiadas de contentores a bordo dos navios de última geração de 18.000 e 19.000 TEU. O cais ficará preparado para operar em simultâneo dois destes navios de maior porte, uma vez que ficará com comprimento suficiente para dois navios de 400 metros cada e 9 pórticos no total.
O parque será também ampliado para uma área total de 36,4 hectares e ficará equipado com mais 28 conjuntos de tractor/trailer e mais 11 gruas de parque (E-RTG). Ficará, assim, com um total de 64 conjuntos de tractor/trailer e de 26 gruas de parque (RTG + E-RTG).
A fase de construção deverá estar terminada no final do corrente ano, sendo disponibilizadas por fases para operação ainda durante a construção. Nesta lógica, o primeiro dos três novos pórticos de cais deverá já ser entregue durante o próximo verão.
Com a conclusão desta fase de expansão, que cumpre o contratualmente previsto, o TXXI deverá empregar directamente cerca de 800 pessoas. 

Fonte: PDP

Sem comentários:

Enviar um comentário

Portos com um mês de Janeiro "pujante" e positivo.

A AMT - Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, no seu relatório, indica que os portos nacionais iniciaram 2024 de forma positiva, tendo...