segunda-feira, 3 de março de 2014

Lotas de Setúbal, Sesimbra e Sines vão ter obras de requalificação


Setúbal, Sesimbra e Sines estão contempladas entre as 17 das 22 lotas do País que vão beneficiar de um investimento total superior a 10 milhões de euros, que a Docapesca vai promover, através de projectos de requalificação, que visam melhorar as condições das infra-estruturas. O anúncio foi feito pela ministra da Agricultura e Mar, Assunção Cristas (na foto), que adiantou ainda que o investimento vai ser suportado pela Promar, com 75% de verbas comunitárias.
As obras que devem estar prontas até 2015, destinam-se, reforçou a ministra, a melhorar “as condições de trabalho nas lotas, o que é extraordinariamente importante para quem lá trabalha e também para os consumidores que vêm o seu pescado transaccionado em espaços com melhores condições de higiene e sanitárias”.
Quanto a uma eventual implicação do investimento nas regras de comercialização do pescado nas lotas, Assunção Cristas admitiu que o Governo está a estudar um projecto-piloto para mudar as regras dos leilões e “testar se é mais eficaz”. A governante disse que os produtos da pesca saem valorizados se forem vendidos em espaços com qualidade e chamou a atenção para os certificados de venda em lota, que afirmou serem outra “forma de criar valor” para este tipo de produtos.
A intervenção em 17 das 22 lotas do País começou em 2013, ficando já dois projectos concluídos, e envolve obras de requalificação em edifícios, reconversão de lotas, melhorias nas cadeias de frio, entre outros, num total de 10.255 milhões de euros.
O presidente da Docapesca, José Apolinário, prevê um investimento superior a quatro milhões de euros para este ano. Além de Setúbal, Sesimbra e Sines (Centro Sul), estão contempladas as lotas de Viana do Castelo, Póvoa do Varzim, Vila do Conde e Vila Praia de Âncora (Norte), Matosinhos, Figueira da Foz e Aveiro (Centro Norte), Nazaré e Peniche (Centro), Sagres, Lagos, Portimão, Olhão e Vila Real de Santo António (Sul).

Fonte: PDP

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porto de Sines integra exercício de Cibersegurança em Singapura.

Sines foi um dos portos convidados pelo MPA – Maritimeand Port Authority of Singapore a participar num exercícioque congregou ainda os porto...