terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Descoberta praia jurássica inédita em Porto de Mós


Em S.Bento, no concelho de Porto de Mós, foram descobertos vestígios de um fundo marinho pré-histórico numa antiga exploração de pedra desactivada há já vários anos.

A descoberta desta praia do tempo jurássico foi revelada pelo geólogo/arqueólogo António José Teixeira, na última reunião da Assembleia Municipal de Porto de Mós, e já despertou o interesse de várias universidades.

Em declarações à agência Lusa, o investigador afirma que "os fósseis de equinodermes da Pedreira da Ladeira" que foram encontrados remetem ao período "Jurássico médio, há 170-166 milhões de anos". 

No âmbito da sua tese de doutoramento, António Teixeira está a estudar os vestígios que, para já, correspondem a "cerca de 60 exemplares, entre moldes e restos fossilizados, de três grupos de equinodermes: Equinoides (ouriços-do-mar), asteroides (estrelas-do-mar), Crinoides (lírios-do-mar) e ondas do mar fossilizadas, (Ripple marks)". 

Fonte: Boas Notícias. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Navios de bandeira portuguesa atingem novo recorde.

 Há cada vez mais novos navios de bandeira portuguesa que circulam nos mares e oceanos. Há cerca de 909 navios registados em Portugal, um ...