sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Bisnau, um golfinho para lembrar o respeito pela natureza



A estátua de um golfinho de cinco metros que agora reside no Parque Urbano da Albarquel, em Setúbal, foi criada com 50 quilos de resíduos apanhados nas praias do concelho com a ajuda de centenas de voluntários. A obra apresentada nesta tarde de quinta-feira tem a assinatura do colectivo de artistas Skeleton Sea, conhecido por aproveitar o lixo que polui os mares para criar novas formas de arte.
 
A história que envolve Bisnau, nome com o qual a estátua foi baptizada, carrega uma mensagem que se centra sobretudo na preservação do meio ambiente. João Parrinha, que integra o Skeleton Sea com Luis de Dios e Xandi Kreuzeder, refere que o grupo pretende lembrar com esta nova obra que "é necessário mantermos os oceanos limpos e respeitar a natureza".
 
Ao todo foram recolhidas duas toneladas de resíduos das praias com a ajuda dos voluntários da GRACE e da Amar Setúbal. Paula Pereira, da organização deste último grupo setubalense, refere que "é um orgulho imenso que o lixo que apanhámos se transforme numa peça de arte". O Amar Setúbal recolheu em várias acções resíduos na Praia dos Coelhos e na Doca dos Pescadores. "Desde as nossas limpezas a doca tem sido mantida sempre limpa. Acredito que as pessoas e sobretudo os pescadores estão mais sensibilizados", explica.
 
Este trabalho conjunto entre várias pessoas que partilham o interesse pela defesa do ambiente foi baptizado como "Bisnau", nome atribuído em honra de Carlos Silva que partilha o mesmo apelido e que desempenha funções de vigilante da natureza no Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), estando encarregado de monitorizar a vida dos golfinhos que habitam no Sado.
 
João Parrinha conta que a estátua do golfinho é uma fêmea, já que Carlos Silva foi responsável pela descoberta de uma fêmea juvenil no rio, tendo-lhe também atribuído o nome de "Bisnau". O apelido é ainda partilhado pelo pai e pelo tio do vigilante da natureza, pescadores que ficaram conhecidos em Setúbal por esse mesmo nome.
 
A Bisnau vai integrar a arquitectura do futuro centro comercial Alegro Setúbal
 
A construção de uma obra de arte pelo colectivo de artistas Skeleton Sea surgiu de uma proposta da Immochan Portugal, empresa responsável pela construção do Alegro Setúbal. A Bisnau está integrada no projecto "Arte em Toda a Parte", que pretende envolver a população na construção do centro comercial.
 
Maria das Dores Meira, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, elogia esta "forma de interagir com as populações" e destaca a acção desenvolvida até agora, que "começou com os tapumes que embelezaram a obra de betão" e que teve continuidade com a escultura do golfinho, "símbolo muito caro para o nosso município".
 
Mário Costa, director-geral da Immochan, também esteve presente nesta inauguração tendo destacado que "é um prazer dar este contributo à cidade". O representante da empresa destacou a importância deste projecto que une as "acções de limpeza ambiental à criação artística".
 
Juntamente com as telas de grandes dimensões pintadas pelos membros da Galeria de Arte Urbana da autarquia de Lisboa, a Bisnau vai integrar a arquitectura do Alegro Setúbal, a partir do último trimestre de 2014, data prevista para a abertura oficial do futuro centro comercial da cidade.

Fonte: obocagiano

Sem comentários:

Enviar um comentário

Japão aponta para porta-contentores de próxima geração para emissões zero.

As japonesas Imoto Lines ( Empresa de navegação)  e a Marindows ( Empresa de software marítimo), formaram um consórcio para, com o apoio do ...