Faleceu Sábado, dia 2, a lenda havaiana Montgomery "Buttons" Kaluhiokalani, na sequência de complicações advindas de um cancro pulmonar em estado avançado, aos 54 anos. Este dia fica assim um pouco mais triste, uma vez que é também nesta data que se marca o aniversário da morte do tricampeão mundial Andy Irons.
Poucos surfistas podem dizer que mudaram a face do surf e Buttons...é um deles. Nascido em 1955 em Hilo, Havaí, "Buttons", alcunha dada pela sua mãe devido ao seu cabelo ("parecem botões cozidos à cabeça!"), começou a surfar com apenas 7 anos de idade num palco que viu tantos outros começar, Waikiki. Nascido e crescido para o surf ao mesmo tempo que Gerry Lopez e Eddie Aikau deixavam a sua marca no North Shore, foi ao lado de Larry Bertlemann e Mark Lidell que começou a criar o seu legado.
Alegre, activo e brincalhão, "Buttons" é considerado, na Encyclopedia of Surfing, como um dos "surfistas mais naturalmente dotados de todos os tempos". Extremamente criativo e espontâneo o havaiano desenvolveu manobras - e formas de as ligar - absolutamente inovadoras para a sua altura, executando 360, tailslides e travagens no tubos que poucos - se alguns! - conseguiam fazer. Uma das suas manobras marca registada era ocutback a trocar a base. O que fazia em cima da prancha está na base do que é hoje conhecido como surf moderno.
Embora não fosse um competidor nato, encontrou algum sucesso nesta vertente do surf, com destaque para a vitória no Sunkist de 1979 e o 3º lugar no Pipe Masters de 1981.
Com um passado fortemente ligado às drogas, como acontece com vários surfistas da altura, Buttons desapareceu da cena do surf em meados nos anos 80, reaparecendo em finais dos anos 90 a surfar tão bem quanto sabia. Infelizmente, não foi por esta altura que deixou as drogas. Tal só viria a acontecer no fim da primeira década deste milénio, quando viu a sua vida e vícios expostos num reality show americano. Em 2012, já limpo, foi alvo de uma reportagem pela Surfer Magazine, onde surge em forma - uma outra sua característica - e a gerir a sua escola de surf.
Desapareceu Sábado, dia 2, deixando no Mundo oito filhos e outros tantos netos.
Em baixo, um pequeno tributo que a Encyclopedia of Surfing editou.
Fonte: Surf Portugal

Sem comentários:
Enviar um comentário