terça-feira, 1 de outubro de 2013

Primeiro barco solar da Europa navega em Alvor, no Algarve


Lembra-se da greve dos camionistas de 2008, em Portugal, e de como muitos dos bens essenciais, com o combustível, estiveram indisponíveis durante vários dias? Este foi um dos motivos que levou Luís Lourenço e a esposa a mandarem construir o primeiro barco solar da Europa. No Alvor, Algarve.
“Mandámos construir esta embarcação porque queríamos algo diferente, mais económica. Na altura houve a greve dos camionistas, não havia combustível, e pensámos logo em algo diferente, para não estarmos dependentes [de ninguém]”, explicou ao Economia Verde Luís Lourenço.
Chamado apropriadamente de Alvor Flor-do-Sol, este é o primeiro barco eléctrico e movido a energia solar construído na Europa. A embarcação tem 15 painéis solares e 12 baterias, sendo energeticamente autossuficiente. O barco não polui e as baterias originais só serão mudadas dentro de alguns anos.
O Flor-do-Sol aproveita todos os raios de Sol, inclusive em dias onde ele não aparece. “É uma embarcação como todas as outras, mas movida a energia solar. As baterias têm energia suficiente para trabalharem o dia inteiro”, explica Luís Lourenço.
O barco tem capacidade para 14 pessoas e não utiliza combustíveis normais. O percurso é silencioso, permitindo aos clientes de Luís aproveitarem ao máximo os recursos naturais algarvios.
Fonte: Greensavers.

Sem comentários:

Enviar um comentário

As apostas dos maiores armadores: MSC para gás e Maersk para metanol

  A entrada em serviço do "Ane Maersk", com capacidade para 16.592 teus, no dia 6 de fevereiro, será recordada como um dia históri...