segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Especialistas italianos visitaram Peniche


O ciclo de vida da sardinha e a arte da sua pesca, um passeio marítimo para observação da pesca e um jantar num restaurante típico de Peniche com menu baseado neste peixe compõem o produto turístico Fish Tour. Trata-se de um projecto da Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar (ESTM) que pretende relacionar as pescas, a biologia marinha e o turismo e que recentemente foi apresentado a uma comitiva italiana de 16 especialistas ligados ao Grupo de Acção Costeira Costa dei Trabocchi, em Itália.
Os italianos tomaram também ficaram a conhecer o Pilado Add Value (um projecto dedicado à reorientação da pesca e diversificação das espécies capturadas) e o centro de investigação Cetemares, apresentados pelos professores Rui Pedrosa e Sérgio Leandro, do Grupo de Investigação em Recursos Marinhos (GIRM) da ESTM e visitaram os laboratórios desta escola.
No âmbito dos projectos financiados pelo Grupo de Acção Costeira do Oeste (GAC Oeste), de que a escola de Peniche é promotora, foi ainda apresentado o MTM – Maritime Tourism Marketing, que prevê a construção de um plano de marketing para a fileira da pesca, de forma a contribuir para alavancar a actividade marítimo-turística na região Oeste.
Esta visita teve como objectivo o conhecimento do GAC Oeste, sua estratégia e projectos desenvolvidos, do qual a ESTM é membro do Conselho Consultivo, e a Associação para o Desenvolvimento de Peniche (ADEPE), que é o parceiro gestor.
O GAC Oeste pertence à Rede Nacional de Grupos de Acção Costeira e tem uma área de intervenção composta pelas freguesias litorâneas dos concelhos da Nazaré, Alcobaça, Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche e Lourinhã.
Fonte: Fátima Ferreira / Gazeta das Caldas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Economia portuguesa deve crescer 1,3% em 2024 e 1,8% em 2025

A Allianz Trade, acionista da COSEC – Companhia de Seguro de Créditos, prevê que a economia portuguesa cresça 1,3% em 2024 e baixou a estima...