quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Bruxelas propõe cortes em quatro espécies pescadas em Portugal


A Comissão Europeia apresentou, esta quarta-feira, em Bruxelas, a sua proposta de totais admissíveis de capturas para 2014, propondo cortes em quatro espécies pescadas em águas portuguesas, aumentos em outras três e ficando cinco sem alteração.
Entre as unidades populacionais para as quais é proposta uma redução de totais admissíveis de capturas (TAC), contam-se cortes de 75% de arinca, de 33% para o bacalhau, de 20% para as raias e ainda de 10% para o lagostim.
Por outro lado, a proposta de TAC de areeiro aumenta em 86%, a de pescada em 15% e tamboril em 6% na costa portuguesa, Portugal Ocidental, Açores e Madeira.
Bruxelas propõe também que as capturas autorizadas de linguado, solha, escamudo e biqueirão se mantenham sem alteração em relação a este ano.
Ao critério de Portugal, ficam as possibilidades de pesca de carapau na Madeira e Açores, e de badejo em todas as águas nacionais.
A proposta apresentada estabelece totais admissíveis de capturas e níveis de esforço de pesca para as unidades populacionais geridas exclusivamente pela União Europeia, baseadas em critérios científicos.
Em termos gerais, a Comissão decidiu, com base em pareceres científicos, propor aumentar ou manter os TAC - nas unidades populacionais que não são partilhadas com países terceiros - em 36 unidades e reduzir noutras tantas.
A proposta da Comissão será agora alvo de negociações com os Estados-membros, tradicionalmente longas, e a decisão final será tomada em Dezembro.

Fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Economia portuguesa deve crescer 1,3% em 2024 e 1,8% em 2025

A Allianz Trade, acionista da COSEC – Companhia de Seguro de Créditos, prevê que a economia portuguesa cresça 1,3% em 2024 e baixou a estima...