domingo, 22 de setembro de 2013

Zambujeira do Mar promove polvo em três dias


O Festival do Polvo, que pretende dinamizar a economia local fora da época balnear, é organizado pela Associação Cultural Recreativa e Desportiva Zambujeirense (ACRDZ) com o apoio da câmara municipal e a colaboração de outras entidades.
O polvo, que existe "em abundância" na costa de Odemira, já faz parte das ementas de muitos dos restaurantes da zona e tem fama de ser "muito bom", explicou hoje à agência Lusa o vice-presidente da ACRDZ, Daniel Coelho.
Com o Festival do Polvo, cuja primeira edição começou hoje, as entidades envolvidas esperam "impulsionar economicamente os restaurantes" locais, o que também irá beneficiar os pescadores.
Ao mesmo tempo, acrescentou o dirigente, pretendem transmitir aos empresários do sector conhecimentos que lhes permitam "inovar sem ter de mudar o produto que já têm".
O programa do evento inclui acções de formação, que são também abertas ao público e que incidem, sobretudo, "na forma de servir e apresentar" os pratos, uma vez que "os olhos são os primeiros a comer", frisou.
Afirmar a costa de Odemira como um bom local para saborear polvo é outro dos objectivos do novo festival gastronómico.
À semelhança do que acontece com Setúbal, que é relacionado com o choco frito, argumentou Daniel Coelho, os responsáveis pretendem que, dentro de alguns anos, a zona tenha o mesmo estatuto em relação ao polvo.
O presidente da ACRDZ evidenciou a forte adesão dos restaurantes da Zambujeira do Mar à primeira edição do Festival do Polvo.
Dos 16 restaurantes existentes na localidade, apenas um não participa no evento, por ser a altura em que habitualmente encerra para férias, disse.
Tal faz com que os empresários tenham "de se esforçar" quanto à apresentação e ao sabor dos pratos, mas também quanto ao atendimento aos clientes, pois "isso vai fazer a diferença", sustentou Daniel Coelho.
Os 15 restaurantes envolvidos na iniciativa estão sinalizados com a indicação, que é também um convite: "Prove aqui o melhor polvo do mundo".
Nas ementas vão estar propostas para todos os gostos, apresentando o polvo em salada, arroz, pataniscas ou feijoada, frito, grelhado ou assado, sozinho ou acompanhado com outros moluscos, migas, batata-doce ou molho de tomate.
À noite, a comida é servida com música, estando previstas actuações ao ar livre de A Moda Mãe, Trio Odemira, Eurico Silva e Alex and Ps, entre outros.

Fonte: Noticias ao Minuto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mercado volátil comprime Portos Europeus e dos EUA.

A turbulência na actividade económica, os eventos sucessivos de várias áreas e uma imprevisibilidade como há muito não era vista, está a ter...