quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Porto de Leixões entre os 125 maiores do mundo


O Porto de Leixões é um dos 125 maiores portos do mundo em movimentação de contentores e um dos 25 maiores da Europa, segundo um 'ranking' publicado por uma revista especializada e hoje divulgado.
De acordo com a revista espanhola Transporte XXI, os 632.574 TEU ('twenty foot equivalent united' - unidade de medida de um contentor) movimentados em 2012 fazem de Leixões o único porto português a figurar neste 'ranking' mundial.
Em comunicado, a Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) destaca que estes resultados fazem ainda de Leixões "o porto nacional que maior índice de crescimento conseguiu".
O porto nortenho é, também, "um dos principais na movimentação deste tipo de carga" entre os congéneres da Península Ibérica, "ocupando o 5.º lugar, apenas antecedido dos portos de Valência, Baía de Algeciras, Barcelona e Las Palmas".
Para a APDL, esta posição "ganha ainda maior relevância no contexto ibérico" tendo em conta que "os valores do Porto de Leixões resultam essencialmente de exportações e importações, enquanto os valores dos portos espanhóis são alcançados sobretudo através de contentores em trânsito (60%)".
Já este ano, no primeiro semestre, o Porto de Leixões voltou a alcançar um valor recorde de 8,5 milhões de toneladas de mercadorias movimentadas, mais 2% do que no mesmo período do ano passado e com destaque para o crescimento em TEU, de 5%, registado no período.
Segundo o 'ranking' da Transporte XXI, a lista dos maiores portos mundiais é liderada pelos portos de Xangai (China), Singapura e Hong Kong (China).
Fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário

NASA indica zonas de Portugal mais afectadas pela subida do nível do mar até 2100

Quer se acredite ou não nas alterações climáticas, é inegável os sinais que vão surgindo com alguma regularidade no que concerne à temperatu...