terça-feira, 16 de julho de 2013

Visão: Emprego no Transporte Marítimo


Quando se fala de emprego, o Transporte Marítimo enfrenta também dificuldades, em particular para os que pretendem aceder a este mercado de trabalho e para os que apresentam menos anos de mar. Por outro lado, a concorrência extrema que se regista no sector, leva os gestores a procurar a redução de custos por todos os meios, recorrendo a contratação de tripulações pouco qualificadas mas, aparentemente, ao menor preço. Não podemos esquecer que a tripulação representa cerca de 20% dos custos do transporte marítimo.
Porém, menor preço não significa menor custo. Os empregadores não podem esquecer que o que poupam na “compra” inicial de um profissional, se pode converter em enormes custos de exploração dos navios e sistemas. Há que negociar, Empregador e Marítimo, sem descurar a regulamentação, a segurança e a protecção ambiental.

Para o Marítimo perante tal adversidade, é fundamental investir algum tempo e recursos na imagem que projecta. Pouco interessa a imagem que tem de si – importa que quem emprega a entenda, que a consiga diferenciar no meio de tantas outras e, fundamentalmente, identifique o valor que pode adicionar à sua empresa.
O princípio é simples, o empregador não procura um Oficial de Pilotagem, procura quem leve o navio e respectiva carga de um porto para outro, em segurança e cumprindo prazos. O empregador não procura um Oficial de Máquinas, procura segurança, ausência de avarias e de imprevistos, custos controlados de manutenção. Afinal, todos nós, compramos um berbequim ou o furo (perfeito) que ele faz?

Por onde começar? Pelo CV, claro. O Currículo é a tua comunicação pessoal, o teu anúncio publicitário, a promoção do serviço/produto que tu és. Juntamente com a carta de apresentação, constitui uma oportunidade única de mostrar e diferenciar o valor que ofereces a um potencial empregador ou ao seu consultor de recrutamento.
A Spinnaker, empresa especializada no recrutamento de Marítimos e profissionais relacionados com o Transporte Marítimo, elaborou um excelente documento dedicado a este tema, que podes ler emhttp://www.shippingjobs.com/js-advice-cv

Visita também www.shippingjobs.com e conhece as oportunidades disponíveis.

Fonte: Álvaro Sardinha.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porto de Setúbal recebe 1ª escala do navio Ro-Ro "CMA CGM Silverstone"

Foi no passado de 15 de Setembro, que o Porto de Setúbal acolheu a 1ª escala do navio Ro-Ro "CMA CGM Silverstone", gerido pelo arm...