segunda-feira, 15 de julho de 2013

Lançadas linhas de crédito para agricultura e pescas


O montante global ronda os 1.500 milhões de euros. Ministra considera que há condições para acelerar a concretização de projectos.

Oito bancos assinaram um protocolo com o Ministério da Agricultura que visa criar linhas de crédito para apoio a projectos na área agrícola e da pesca. O montante global ronda os 1.500 milhões de euros
A ministra Assunção Cristas considera que há condições para acelerar a concretização de projectos já apoiados por fundos comunitários no âmbito do PRODER e do PROMAR, mas faltava o crédito para a parte que é suportada pelos agricultores ou pescadores.
"Este acordo permite que haja uma maior celeridade na decisão de financiamento por parte da banca dos projectos aprovados pelo Ministério da Agricultura que dão acesso aos fundos comunitários", explicou a governante.
Assunção Cristas sublinhou que a questão do financiamento "é neste momento o problema que mais aflige os agricultores e os pescadores".
A taxa de execução do PRODER – Programa de Desenvolvimento Rural ronda os 60%, mas a do PROMAR – Programa Operacional das Pescas pouco ultrapassa os 40%. Para a ministra, pode melhorar com estas linhas de crédito.
As condições concretas das várias linhas de crédito serão definidas individualmente por cada banco, revelou a ministra, explicando que "a componente privada é a maior fatia do investimento" nestes sectores.
Fonte: RR

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pilotos de barra e portos regressam hoje à greve.

Os pilotos de barra e portos voltam esta segunda-feira a fazer greve, reivindicando o acesso à pré-reforma a partir dos 60 anos e à reforma ...