sexta-feira, 24 de maio de 2013

Bruxelas moderniza portos de Lisboa, Leixões e Sines



A Comissão Europeia avançou hoje com um plano de modernização de mais de 300 portos europeus que inclui Leixões, Lisboa e Sines.
A Comissão Europeia lançou hoje uma iniciativa com o objectivo de melhorar as operações portuárias e as ligações às redes de transportes em 319 grandes portos marítimos da Europa.
"As linhas de orientação e as alterações jurídicas propostas ajudarão os operadores portuários a modernizarem os seus serviços e instalações e conferir-lhes-ão maior autonomia financeira", sublinha um comunicado hoje divulgado pela Comissão Europeia.

Portos mais eficientes, melhores ligações ao interior e um quadro de investimento financeiro flexível de inspiração comercial são as ideias-chave desta iniciativa de Bruxelas.

Neste momento, 74% do comércio externo da União Europeia efectua-se por via marítima, sendo que um quinto desse volume transita actualmente por apenas três protos: Roterdão, Hamburgo e Antuérpia.

"Este desequilíbrio no desempenho dos portos traduz-se em congestionamento e em custos adicionais para os carregadores, os operadores de transporte e os consumidores", destaca o referido comunicado da EU.

O mesmo documento acrescenta que "as novas propostas poderão poupar à economia europeia 10 mil milhões de euros no horizonte de 2030 e contribuir para o estabelecimento de novas ligações marítimas de curta distância.

Esta iniciativa insere-se no novo quadro comunitário de apoio que irá vigorar no espaço comunitário entre 2014 e 2020 e está directamente relacionado com o projecto das Redes Transeuropeias de Transportes.

Os valores e áreas de investimentos globais e específicos para os portos nacionais ainda não estão definidos.

O Económico sabe ainda que o Governo português está a tentar junto das instâncias de Bruxelas que o porto de Aveiro integre também esta rede prioritária de portos comunitários.

Na Europa, existem 1.200 portos marítimos. A proposta da comissão europeia dirige-se aos 319 portos mais importantes, 83 integrando a rede principal e os restantes 236 portos integrando a rede global.
 Fonte: Diário Económico.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ucrânia regressa ao mercado de contentores do Mar Negro.

O primeiro navio porta-contentores fez escala nos portos ucranianos do Mar Negro em 21 de abril, pela primeira vez após a invasão russa da U...